Artigo Psicóloga Angela Corrêa

ANSIEDADE

Esse é um tema antigo, talvez tão antigo quanto a própria humanidade.
A ansiedade é necessária para a nossa sobrevivência. Todos nós já ouvimos isso um dia. Ela nos protege numa situação de perigo, nos ajuda a ficarmos atentos e até a atingirmos alguns objetivos, como uma entrevista de emprego, uma prova ou uma apresentação de um trabalho. A gente sente um frio na barriga, uma agitação, o coração acelera e as mãos ficam frias. Quem já não viveu uma situação dessas?
Então podemos dizer que todos nós conhecemos a ANSIEDADE. Daí podemos dizer que é um fenômeno normal. Desagradável, mas natural. Depois que isso tudo passa: a prova, a entrevista, a apresentação de trabalho, a gente consegue respirar aliviada e tudo passa.
Mas, depois que todas as situações já foram resolvidas e já não houver mais emoção envolvida e ainda assim continuar um sentimento ruim produzido por pensamentos ruins, é sinal de que há um transtorno nessa ansiedade.
Se a ansiedade já não aparece só para nos proteger de uma emoção passageira, mas permanece num sentimento que nos mantém frágeis, assustados, então precisamos investigar a origem dela.
E como você acha que isso é possível?
Através de cartas de tarô, uma vidente, mapa astral? Pode ser que esses recursos sejam mais confortáveis, porém não respondem, verdadeiramente a nenhuma pergunta quando a resposta está em VOCÊ e desse assunto somente a psicóloga entende.

× MARCAR CONSULTA?