Terapia Cognitivo Comportamental - TCC

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL – TCC

A técnica terapêutica onde apenas os pensamentos positivos, não são o bastante para encontrar respostas e soluções. A TCC trabalha com a possibilidade do paciente entrar em contato com diferentes olhares positivos e negativos.
Estimular apenas o pensamento positivo, impede de identificar os sinais mais relevantes numa determinada situação.
É importante flexibilizar o pensamento para não haver interpretações distorcidas.
Quando algo for identificado como negativo, o paciente deverá ter condições de analisar o que de pior pode acontecer, nesse cenário real.
Evitar uma situação difícil ou ignorar a existência dela, aumenta proporcionalmente o nível de ansiedade.
A abordagem TCC estimula o conhecimento da diferenciação entre Sentimento e Emoção e o quanto o PENSAMENTO é o responsável absoluto pelos nossos sentimentos, por conta de interpretações. Exemplo disso é enquanto para alguém ser demitido do trabalho pode gerar um sentimento de incompetência e fracasso, para outra pessoa, pode apenas ser a grande oportunidade de mudanças na sua vida.
Na Terapia Cognitivo Comportamental, o PENSAMENTO é a ferramenta nobre para a saúde emocional.

Sindrome do Pânico

SÍNDROME DO PÂNICO

Os episódios de crise de Síndrome do Pânico, aparentemente espontâneos e, muitas vezes, descritos como um surgimento ” de repente”…”do nada”… é na verdade, o grito que o corpo guardou por muitos anos, por conta de sinais de medos , desconsiderados pelo paciente.
O Brasil demorou demais e descobrir que a Síndrome de Pânico era um distúrbio psicológico com diagnóstico diferentes do estresse e distúrbios neurovegetativos.
Nos Estados Unidos, em 1980 as crises já eram identificadas, quando no Brasil apenas em 1999 as pesquisas concluíram que a SP era um tipo diferente de ansiedade.
Com inúmeras contribuições internacionais, teses e observações clínicas o entendimento que o distúrbio seria uma manifestação de desamparo, a perda do ideal protetor, a ameaça da perda do amor.
Muitos profissionais falam da Síndrome do Pânico, lêm sobre o assunto, tentam desvendar o grande mistério que se esconde por trás de um medo paralisante que acomete alguém ativo, inteligente, aparentemente capaz de enfrentar situações difíceis, alguém que demonstra saber o que quer e, num determinado momento torna-se refém do medo, perde a independência e a liberdade.

Psicossomática

PSICOSSOMÁTICA

Quando a Medicina trata apenas a doença, parece ignorar ou perder de vista a totalidade do ser humano.
Doença e saúde são conceitos singulares, pois se referem a um estado das pessoas e não a órgãos ou partes do corpo.
O corpo nunca está doente sozinho, visto que nele se expressa o que está presente na consciência.
A consciência apresenta as informações que se manifesta no corpo.
Quando acontece uma falha comprometendo a harmonia das funções psicossomáticas, surgem os sintomas denominados de doenças. O sintoma tenta mostrar aquilo que nos falta e nos faz viver o que não queremos tornar consciente. O sintoma usa o corpo como instrumento, para fazer o indivíduo tornar-se outra vez, um todo, como o ser psicossomático que originalmente é.

× MARCAR CONSULTA?